Para começar sobre biomecânica é importante citar Aleksei Levinski, encenador russo iniciado em estudos da Biomecânica de Meyerhold:
''O movimento biomecânico é um movimento cultural, ao contrário do movimento espontâneo, emocional. A biomecânica é racional, o essencial dela é o princípio voluntário. O ator deve ter consciência de si no espaço. [...] O objetivo destes exercícios: movimentar-se com o máximo de economia, de laconismo, de funcionalismo. Os exercícios ensinam uma abordagem formal do movimento no palco. E ainda o culto ao desenho. O desenho se torna um valor em si e um dos recursos cênicos fundamentais. [...] É o movimento de um teatro no qual quem age não é o personagem, mas o ator que o representa.''
Para entender de biomecânica é importante entender minimamente de consciência corporal e relação entre corpo e espaço. É importante também entender que existem três momentos no método proposto pelo autor:
1- Intenção
2- Equilíbrio
3- Execução
A biomecânica é muito mais sobre compreender o teatro e o movimento do que pesquisar algum estado emocional para executar uma ação. Por isso as técnicas Meyerholdianas vão de encontro com as de Stanislavski, que propunha muito de memória afetiva e emocional do ator.
Como citado antes, nessa técnica, é essencial ter controle e consciência corporal, já que o ator deve saber dominar seu corpo e manter o equilíbrio durante os exercícios. O ator precisa saber compor com seu corpo juntamente com as técnicas já sabidas por ele, procurando sempre a harmonia de seu estado físico. Em exercícios coletivos é importante que o ator acompanhe o grupo e se deve sempre economizar nos movimentos, não dando liberdade a estes. O público, por sua vez, deve experimentar uma inquietude provocada pelo exercício. Para emoções, é importante traçar um mapa das necessárias e usar apenas as planejadas, tendo sempre consciência. Vsevolod preza muito a consciência do ator sobre seu corpo e sobre o que está acontecendo em cena.
É como se o corpo fosse uma máquina e quem o conduz é quem a comanda.
Separamos alguns vídeos que simplificam os exercícios de Biomecânica:
- Em grupo:
- Solo:
- PICON-VALLIN, Beatrice, Reflexões sobre a Biomecânica de Meyerhold in A arte do teatro: entre a tradição e a vanguarda, Ed. 7 Letras, 2013.
- TSGALI, M. Koreniev Enunciados sobre a Biomecânica trad. Beatrice Picon-Vallin in Buffonnerie, Lectoure, 1989, pág. 215-219. Tradução de Roberto Mallet.
0 comentários:
Postar um comentário