Nos primeiros dois anos dos workshops de Meyerhold, um de seus alunos e assistentes enumerou as práticas feitas, criando uma lista de exercícios - presente no livro de Alma Law and Mel Gordon, Meyerhold, Eisensteins and Biomechanics: Actor Training in Revolutionary Russia¹.
Após uma preparação corporal (Dactyl), os atores iniciavam a seguinte seguinte sequência de exercícios:
- Shooting with Bow and Arrow.
- Leap on Partner's Back and Transfer of Weight
- Falling and Catching [of Partner] and Lifting One's Weight
- Blow on the Nose
- Slap on the Face
- Pushing Down a Kneeling Figure with the Foot
- Play with a Stick and Juggling
- Bouncing a Ball in the Air
- Throwing a Stone
- Leap on the Chest of Opponent
- Play with a (Short) Dagger
- Quadrille
- Rope
- Horse
- Four Skaters
- Strumbling
- Bridge
- Sawing
- Scythe
- Funeral
- Fool
- Leapfrog
Sobre o exercício de preparação, The Dactyl, sabe-se que seus objetivos buscavam a concentração e o equilíbrio do ator. Sua execução depende de um total relaxamento muscular, com pés paralelos, joelhos levemente flexionados e os braços soltos ao lado do corpo. Em seguida, os movimentos das mãos para frente iniciam um movimento que leva todo o corpo para frente, com o apoio somente no metatarso. Movimentos abruptos são executados com uma sucessão e progressão, criando uma energia ao ator transmitida pelas pernas e pés, preparando-o para os exercícios já citados.
-
¹ LAW, Alma H. Meyerhold, Eisenstein and biomecanics: actor training in revolutionary Russia / by Alma Law and Mel Gordon, MacFarland & Company, Inc., Publishers, 1996.
0 comentários:
Postar um comentário