O movimento, a parte física do ator eram considerados partes importantes para Meyerhold, pois, para ele, o sentimento e a entonação surgem após um trabalho corporal que valoriza a precisão e o desenho do movimento na cena. Esse domínio pelo ator do espaço cênico ocorria após diversos exercícios corporais (listados aqui), experiências e processos de desempenho.
Assim dizendo, temos uma ilusão de que os movimentos seriam robotizados, mas, na realidade, buscou-se uma execução de ações orgânicas e racionalizadas, isto é, o ator devia ter uma noção de seus movimentos, calculá-los, coordená-los, para obter uma autoconsciência corporal resultando em uma grande noção espacial e rítmica em prol de uma expressividade cênica intensificada.
O ator não é boneco, mas "um ser racional desenvolvendo inteligentemente uma ação tanto coletiva quanto individual"¹
Cenas retiradas do vídeo Biomecanica de Meyerhold Film Original.² |
Além dos próprios exercícios de biomecânica, o ator trabalhava com outras habilidades nas oficinas feitas por Meyerhold. Eram treinados por outros profissionais em exercícios como: esgrima, boxe, Euritmia de Dalcroze, balé clássico, solo - da ginástica artística, dança moderna, "posição do tripé", dança de cabaré, malabarismo, dicção, discurso e música. Quanto mais habilidades extras - e que trabalhassem o movimento - o ator obtivesse, maior seria sua eficiência para execução de outras tarefas.³
Ao racionalizar a locomoção, Meyerhold, em suas criações, exigia o uso de movimentos fixos pelos atores. A busca pela perfeição das ações o fazia ter uma preocupação com o estado do ator, que deveria estar psicologicamente bem para interpretar a(s) personagem(ns). Para isso, técnicas psicológicas e improvisações também foram utilizadas durante o treinamento do ator.
Em suma, seu trabalho buscava criar grandes artistas que fossem capazes de compor cenas inesquecíveis, com padrões de movimentos que formariam espetáculos impactantes em todas as apresentações, não importando quantas vezes fosse apresentado, pois as expressões - por partirem de um mesmo padrão de ação e de gesto - seriam as mesmas, entregues a cada espectador da mesma maneira, causando as mesmas reações, que, para o diretor, eram os "testes finais" que provavam a excelência de suas criações.
Notas & Fontes
¹GUINSBURG, J. Stanislávski, Meierhold & Cia. São Paulo : Perspectiva, 2008. pág. 80.
² Biomecanica de Meyerhold Filme Original. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=1VKhnoMLomY>
³ LAW, Alma H. Meyerhold, Eisenstein and biomecanics: actor training in revolutionary Russia / by Alma Law and Mel Gordon, MacFarland & Company, Inc., Publishers, 1996. pág. 42
³ LAW, Alma H. Meyerhold, Eisenstein and biomecanics: actor training in revolutionary Russia / by Alma Law and Mel Gordon, MacFarland & Company, Inc., Publishers, 1996. pág. 42
0 comentários:
Postar um comentário