Mesmo criticando muito Stanislavski na teoria, sua direção prática se assemelhou um pouco com a do mestre.
"Como diretor, comecei imitando servilmente Stanislavski. Na teoria, não aceitava muitos pontos nos métodos de suas primeiras encenações, mas quando eu mesmo me pus a dirigir, segui passivamente suas pegadas. Não o lamento, porque foi uma fase de curta duração; além disso, serviu de excelente escola prática...''
Mesmo sendo um passo arriscado, foi bem sucedido. A trupe acabou impressionando os moradores de Kherson. O sucesso do grupo fez com que eles pudessem excursionar pelas cidades do Sul.
A temporada de sorte que tiveram fez com que Meyerhold tivesse coragem para anunciar as mudanças e mudar o nome do grupo. Agora se identificavam como Confraria do novo Drama. Agora, o grupo se tornava ais sólido na procura da corrente artística moderna e dramatúrgica. Entre outras montagens de peças do novo repertório, a obra "Neve", de Stanislav, marcou o primeiro passo de Meyerhold dentro de um teatro mais despojado e uma encenação não tão realista. As tentativas e ir contra o naturalismo fizeram um espetáculo modesto em visões artística, mas ainda sim, conquistou o público e marcou o nome do diretor.
O teatro caminhou junto com as artes visuais, assim, as cenografias da época eram influenciadas por pintores como Benois, Bakst e Golóvin.
No entanto, Meyerhold ainda não se sentia feliz com suas pesquisas e não sentia que tinha achado o que procurava. A outra temporada que aconteceu ajudou para que ele fechasse acordo em Tiflis, onde havia um teatro moderno com palco giratório e iluminação moderna lhe fora oferecido. Montou então ''As três irmãs.'' Foi uma montagem simbolista do texto, colocando horror metafísico, que transforma os personagens em máscaras fantasmagóricas. Ele cria então, símbolos para suas peças: o grotesco, a estilização e o principio musical da construção dramática. No entanto, as inovações não foram consideradas tão inovadoras assim. A recriação da realidade presente na peça era, na verdade, um termo Stanislavskiano. Outras peças se juntaram ao repertório dessa temporada na Geórgia, mas só uma remontagem da peça ''Neve'' foi mais usada cenicamente. As cores usadas na montagem espantaram não só a critica, como a própria plateia.
Meyerhold, porém, não cessou suas pesquisas. Enveredou novamente na pesquisa vanguardista e se aprofundou nas expressões que entendia por ''Estilização'' e ''Quinta-essencia da vida''. Mais adiante veremos que quem ajudou Vsevolod nessa nova fase foi ninguém menos que Stanislavski.
Bibliografia
GUINSBURG, J. Stanislávski, Meierhold & Cia. São Paulo : Perspectiva, 2008.
Bibliografia
GUINSBURG, J. Stanislávski, Meierhold & Cia. São Paulo : Perspectiva, 2008.
0 comentários:
Postar um comentário